Mais do que uma mulher

Tenho refletido cada vez mais sobre a singularidade do ser humano, sobre o toque único, sobre o que torna um humano insubstituível. Talvez você não se lembre tão bem de Stephanie Mangano, personagem interpretada pela atriz Karen Lynn Gorney em Os Embalos de Sábado à Noite. Mas eu te trago hoje uma boa razão para se lembrar dela – era mais do que uma mulher. E sim, estou parafraseando a música More than a Woman…

tumblr_onbo3oZdE01qmob6ro1_400Por que era mais do que uma mulher? Stephanie sabia sobre quem era, sabia sobre o que fazia a sua alma vibrar – a dança – e sabia que sua participação no mundo não se limitava a aparições rotineiras nos lugares mais badalados, sabia que a sua participação no mundo era maior. Não fazia a menor questão de agradar, não queria ser como ninguém, apenas ela mesma. Não havia personagem, Stephanie era o que era.

Mais do que uma mulher, mais do que um homem, mais, muito mais do que as suas limitações humanas te impõem. Acredite, o órgão sexual, a nossa condição biológica está aquém de nossa essência humana, não é isso que nos torna quem somos, ou que nos concede poder como seres humanos. O que nos torna gente, seres humanos de verdade é a nossa consciência sobre nós mesmos no mundo, é para ir em busca dessa consciência que a vida existe.

Stephanie era um tanto misteriosa, antipática, talvez exalasse até uma falsa soberba, mas não era mistério algum para si mesma, era apenas um ser humano, único, desses que são lembrados não como uma mulher, como um homem, mas desses que são lembrados pelo nome, que carregam uma singularidade que não cabe em padrões sociais ou até mesmo biológicos. Não cabe nem na prisão de ser personagem.

Mais do que uma mulher. Mais do que um homem. Mais do que um sexo biológico. Cada humano tem uma marca, um caminho a percorrer e uma razão que pode transcender o tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s