literatura para ressignificação da vida no momento de isolamento social

Importância da literatura para ressignificação da vida no momento de isolamento social

Em tempos caóticos de pandemia mundial e em que o isolamento social é uma das maneiras mais efetivas de barrar o contágio de um vírus que se espalha tão rapidamente, muitas pessoas têm experimentado sensações diversas como: solidão, tédio, sensação de impotência, medo, incertezas quanto ao futuro, entre tantas outras.

Nunca as artes foram tão essenciais aos dias da humanidade como agora, os livros nesse momento, sejam eles físicos ou digitais, se tornam ainda mais necessários. A literatura cumpre o papel que abstrair o ser humano de si mesmo, de transportar mentes para outros universos, de levar o ser humano em muitos momentos para fora de si, a ponto de tentar se enxergar do lado de fora, encontrando respostas para uma série de questionamentos.

O exercício da leitura representa uma das companhias mais necessárias e presentes em momentos de angústia e é capaz de proporcionar uma série de benefícios.

Entre clássicos e contemporâneos, entre nacionais e estrangeiros, em romances, horror, comédia, ficção científica, entre tantos outros gêneros, se perdem as almas cansadas tentando encontrar respostas para os seus dilemas, ou, apenas uma tradução para o sofrimento ou angústia atual.

Quem achava que era e quem você é na solidão?

As pessoas passam pelos mesmos lugares, chegam a destinos sem sequer prestar atenção na trajetória, como se os passos chegassem sozinhos, muito antes do corpo vagando. Em um momento de solidão, quem você é? Quem achava que era antes do caos? Ou passava todos os dias rapidamente pela consciência de ser quem é, assim como quem caminha conhecendo o trajeto, mas sem contemplar o caminho?

A percepção da literatura para ressignificação da vida no momento de isolamento social, pode, inclusive, reverberar questões internas, antes ignoradas.

Muitos estão sendo forçados a uma convivência consigo, assim, nunca o atendimento psicológico se tornou tão necessário, no online, à distância e, ainda assim, tão próximo das angústias humanas.

Literatura para ressignificação da vida do momento de isolamento social – Indicações literárias

A cada livro que se lê, uma descoberta nova se faz sobre uma época, sobre si mesmo, uma ideia pode surgir a partir de uma conversa entre personagens.

Abaixo, confira alguns dos livros que podem mudar a sua vida em tempos caóticos como esse em que se busca ressignificação pessoal.

Moby Dick

Herman Melville descreve mais do que a aventura de um navio rumo à caça de uma cachalote indomável. Você perceberá que pode ser mais fácil estar a bordo de um navio baleeiro do que a bordo da própria vida e talvez a aventura seja a de encarar o seu navio particular.

A Hora da Estrela

Clarice Lispector com certeza queria deixar por meio de Macabéa reflexões que guiassem os leitores do livro pelo resto de suas vidas. Não há miséria maior do que a falta de curiosidade pelos mistérios da vida.

É possível ter nada materialmente e ser muito mais adornado e rico por conta da polidez da própria dignidade.

O Conto da Ilha Desconhecida

José Saramago queria que você entendesse que uma ilha desconhecida requer fôlego do desbravador e que para chegar até ela é preciso estar fora dela. Fora da ilha para ver a ilha. Talvez precise sair de si para ver a si mesmo.

Cujo

Esse livro do Stephen King é um dos mais enigmáticos de sua trajetória e talvez você nem tenha ouvido falar tanto dele como as muitas outras obras do autor.

Tad tinha muito medo do monstro do armário e quais monstros você tem evitado ao longo de sua vida? Evitar, ao invés de afastar, traz para mais perto a assombração de seus medos.

Cem Anos de Solidão

Se quiser viajar pelo centenário da família dos Buendía e pelas terras de Macondo, perceberá que suas memórias reverberarão gota a gota. É importante relembrar as próprias origens para repensar escolhas, o presente e o que poderá ser no futuro.

Me Chame pelo Seu Nome

De André Aciman, é um livro fundamental para repensar relacionamentos, escolhas, para ressignificar dores e pensamentos sobre a vulnerabilidade da vivência de sentimentos.

Jóquei

Da poeta portuguesa Matilde Campilho, é um livro jovial, que guarda o verão e as esperanças em versos livres e ensolarados. É para viver mais levemente as experiências do agora, com perspectiva de dias melhores, com mais vivacidade e bom humor.

Mulher Quebrada

A obra literária de 2017, conta a história de uma personagem ‘sem nome’ na busca por ressignificar a própria existência. Se trata de uma mulher que se quebrou totalmente internamente, mas deseja se regenerar.

O livro aborda essa aventura da personagem pela descoberta de si, em narrativa psicológica e com desfecho surpreendente, por isso, no caso da literatura para ressignificação da vida no momento de isolamento social, essa é uma ótima indicação.

Livros podem te aproximar ou afastar da dor interna

A literatura para ressignificação da vida no momento de isolamento social atua principalmente aproximando o ser humano de suas dores, de suas crises internas mais profundas.

O exercício solitário do escritor ao escrever vai de encontro ao exercício solitário do reconhecimento de si mesmo por meio da leitura.

O processo de ressignificação dependerá de cada indivíduo, da disposição no mergulho na obra literária, de sua entrega na busca por relacionar questões do livro à sua vida pessoal, do grau de aprendizado que o contato com comportamentos e contextos de outra época provocarão.

Em tempos complexos como esse, a arte da literatura é sempre bem-vinda. Por que não começar uma leitura?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s