livros feministas

15 livros feministas para te inspirar e gerar reflexões

Recorrentemente um acontecimento seja no Brasil ou no mundo gera reflexões sobre o ser mulher, em diferentes vertentes.

O feminismo é um movimento fundamental que visa a igualdade entre homens e mulheres e diferente do que muitas pessoas costumam afirmar, não é o contrário de machismo, até mesmo porque no machismo reverbera o discurso de superioridade masculina.

A literatura é um caminho essencial para que se possa chegar mais perto do movimento, compreendê-lo, questioná-lo, criticá-lo, enfim… É por meio de livros escritos por mulheres que se pode chegar mais perto do significado do que é esse movimento e do quão necessário e importante ele é no mundo.

O portal de desenvolvimento humano, Mulher Quebrada, separou 15 livros muito importantes para que você comece a compreender mais sobre o feminismo e possa refletir sobre o seu papel social.

15 livros feministas para te inspirar

Sejamos Todos Feministas – Chimamanda Ngozi Adiche

Esse é um dos livros mais comentados dos últimos meses. Basicamente propõe uma reflexão sobre o que significa ser feminista no século XXI e por que esse movimento é fundamental para a libertação das mulheres.

A primeira vez que Chimamanda ouviu o termo feminista foi em uma discussão com um amigo e não soou positivo, pelo contrário, ela sentiu que estava sendo chamada de algo como “terrorista”. Mas a autora passou a incorporar o termo feminismo em sua vida e começou a se intitular uma feminista feliz e africana que não odeia homens e maquiagem, que gosta de usar batom e salto alto para si mesma e não para os homens.

É um livro indicado para mulheres e homens que desejam ser quem são, livremente, em uma sociedade repleta de padrões e imposições sociais.

O Segundo Sexo – Simone de Beauvoir

Essa obra foi originalmente publicada em 1949 e consagrou Simone de Beauvoir na filosofia mundial. Pode ser também considerado um registro histórico sobre as mulheres no mundo.

Uma das principais reflexões em torno dessa obra é que “Não se nasce mulher, torna-se mulher” e é assim que ela abre o segundo volume do livro O Segundo Sexo. É uma leitura fundamental para uma iniciação na compreensão do feminismo.

O Mito da Beleza – Naomi Wolf

Para que se discuta amplamente o feminismo é fundamental repensar a relação da beleza com a identidade feminina. Nessa obra, a jornalista Naomi Wolf faz a afirmação de que o culto à beleza e à juventude feminina é estimulado pelo patriarcado e assim atua como mecanismo social de controle, para impedir a emancipação intelectual, sexual e econômica feminina. Esse livro foi um dos mais importantes da terceira onda feminista.

O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras – Bell Hooks

Dentre os livros feministas mais importantes está essa obra que mostra o feminismo sob a visão de uma das mais importantes feministas negras, a norte-americana Bell Hooks.

Esse livro pode ser compreendido como uma espécie de cartilha em que a autora apresenta desde a natureza do feminismo até o compromisso desse movimento contra o sexismo, exploração sexista e qualquer forma de opressão.

Mulheres, raça e classe – Angela Davis

Esse é um livro fundamental para se compreender as nuances das opressões. Davis começa falando sobre os efeitos da escravidão e da forma pela qual a mulher negra foi desumanizada. É uma obra fundamental para a compreensão do feminismo e para reflexões sobre o racismo.

Quem tem medo do feminismo negro? – Djamila Ribeiro

Dentre os livros feministas mais importantes do Brasil, está essa obra escrita pela pesquisadora Djamila Ribeiro. Também é uma fonte de conhecimento sobre o feminismo sob a perspectiva da mulher negra.

Feminismo em comum: Para todas, todes e todos – Marcia Tiburi

Esse é o primeiro livro feminista escrito pela filósofa Márcia Tiburi. Nessa obra, a autora apresenta o feminismo como o desejo por democracia radical voltada aos direitos de todas, todes e todos que sofrem injustiças sistematicamente armadas pelo patriarcado.

Breve História do Feminismo – Carla Cristina Garcia

Esse é um dos livros feministas mais importantes e necessários. É um compilado da história do feminismo e também pode ser começado por ele a busca por tentar compreender melhor o movimento.

O feminismo pode ser definido como uma tomada de consciência das mulheres como coletivo humano, da opressão e exploração por parte do coletivo de homens no seio do patriarcado.

O Conto da Aia – Margaret Atwood

Esse romance distópico se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros e nem filmes. As universidades também não existem mais, assim como não há mais advogados, porque as pessoas estão desprovidas de direito à defesa.

Esse livro inspirou a série homônima The Handmaid’s Tale e já foi indicado em um artigo especial aqui no blog sobre 20 livros escritos por mulheres.

Um Teto Todo Seu – Virginia Woolf

Esse é um dos livros feministas mais importantes. É baseado em palestras que a escritora ministrou em duas escolas para mulheres na Universidade de Cambridge.

Woolf estava realizando uma pesquisa intitulada “As Mulheres e a Ficção” e questionava: onde estavam as mulheres escritoras antes do século XX? A escritora aborda que à medida que a mulher ocupa lugar inferior na sociedade, isso acarreta em maiores dificuldades para que exerça o seu papel como ser criativo.

Ela acreditava que a mulher, se quisesse escrever ficção, deveria ganhar 500 libras ao ano e ter um todo seu ou o exercício da escrita seria impossível.

Os Homens Explicam Tudo Para Mim – Rebecca Solnit

Há um termo que tem sido muito utilizado ultimamente para designar o homem que deseja explicar o feminismo para a mulher, mais do que isso, que deseja “fiscalizar” o exercício do feminismo entre as mulheres, trata-se do “homem feministo”.

Nesse livro da autora Rebecca Solnit é explanado justamente o fenômeno machista de que os homens se assumem, independente do assunto, com conhecimento superior para debatê-lo.

Mulheres Que Correm Com os Lobos – Clarissa Pinkola Estés

Esse é um dos livros feministas mais aclamados. Os lobos nos contos de fadas foram marcados como criaturas assustadoras, mas nem sempre foi assim. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que em nossa sociedade, as mulheres vêm sendo tratadas de maneira semelhante.

A partir da investigação sobre o esmagamento da natureza instintiva feminina, a autora descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna.

Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade – Judith Butler

Esse é um dos livros mais inspiradores da autora Judith Butler. A autora questiona um dos principais fundamentos do movimento feminista: a identidade. Para ela não é possível que haja apenas uma identidade, porque deveria ser pensada no plural e não no singular.

Outra reflexão na obra é a de que não é possível que a mulher se liberte a menos que primeiro subverta a sua identidade como mulher.

A Mística Feminina – Betty Friedan

Esse é um livro clássico que fundou a segunda onda do feminismo. Essa obra traz uma investigação sobre como foi construída e mantida a norma social que define a mulher a partir de uma existência vazia, consumista, de ser devotado ao lar, ao marido e filhos.

Essa obra foi publicada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1963 e em 2020 suas reflexões ainda são pertinentes.

A Mulher Desiludida – Simone de Beauvoir

Entre os livros feministas mais importantes está A Mulher Desiludida. Trata-se de uma coletânea de três contos ficcionais que têm como objetivo expressar a fragilidade da mulher moderna, do envelhecimento até a solidão, levando à indiferença do ser amado.

Gostou do texto? Acompanhe o nosso conteúdo nas redes sociais InstagramFacebook e Twitter! Aproveite para conhecer o livro Mulher Quebrada

Leia também:

Libertação de imposições sociais – porque muitas mulheres não são quem gostariam de ser

Independência financeira feminina ainda é um desafio no século XXI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s