autoconhecimento dói

Processo no autoconhecimento dói, mas é libertador

Autoconhecimento é um assunto que tem sido cada vez mais discutido nos últimos anos. Você já deve ter lido em algum lugar ou ter recebido o conselho de que precisa se conhecer.

O autoconhecimento leva à autorrealização e se trata de um processo reflexivo pelo qual a pessoa se conhece e ao longo do tempo vai se tornando cada vez mais consciente de seus defeitos, virtudes e de todas as suas qualidades em cada um desses extremos.

É como ter o mapa da própria vida e nele encontrar os caminhos mais tranquilos e os mais difíceis para se chegar a determinado destino e nem sempre é uma questão de escolha, muitas vezes só há uma trilha difícil para se chegar ao destino.

Se conhecer é algo que se almeja, mas em contrapartida, é um processo que costuma ser muito doloroso. Sim, o autoconhecimento dói e como tudo na vida, também é uma questão de escolha.

Por que passar por esse caminho?

Bem, se as coisas não estão bem agora, se já tem sido doloroso estar na sua própria pele, por que não experimentar uma dor necessária e que ajudará no seu bem-estar?

Quando se fala que o autoconhecimento dói é preciso compreender que essa dor, esses momentos mais difíceis, melancólicos, estão relacionados a um conhecimento sobre si, de uma maneira mais profunda, que não se imaginava.

Na vida, nem sempre estamos vivendo em nós mesmos, muitas vezes, nos escondemos de nós, de nossa realidade, de nossa reflexão interior, em nosso cotidiano, em nossas atividades, em nossas vaidades, em nossos esconderijos mentais.

Durante a pandemia, por exemplo, principalmente na fase inicial, muitas pessoas experimentaram alguma sensação de desconforto por conta do isolamento, por ter de encarar algo que não estavam tão acostumadas antes, principalmente, a si mesmas e as próprias fragilidades.

O autoconhecimento dói, mas durante o processo, muitas coisas positivas e reconfortantes também acontecem. Muitas pessoas passam a vida brigadas consigo mesmas e ao conhecer as suas profundidades, também encontram a oportunidade de se perdoarem, de se reconciliarem consigo mesmas, de não se cobrarem tanto por coisas que não são tão importantes assim.

Quais são os caminhos para o autoconhecimento?

A psicoterapia, psicanálise, meditação, entre outros recursos, podem auxiliar no processo do autoconhecimento.

O processo básico de autoconhecimento, engloba se responder algumas perguntas, como:

  • Quem sou?
  • O que quero para a minha própria vida?
  • Quais os meus objetivos a curto e a longo prazo?
  • Quais são as minhas reações diante de acontecimentos que me desagradam?
  • Como lido com sentimentos como a raiva e frustração? Geralmente de maneira mais agressiva ou pacífica?
  • Consigo controlar minhas emoções em situações que contrariam a minha vontade?
  • O que me faz bem e quero que se mantenha em minha vida?
  • O que me gera mal-estar e desejo que não faça mais parte da minha vida?

É claro que essas respostas não virão automaticamente, por isso, o auxílio de um especialista é tão importante para guiar esse processo, esse mergulho interno. Muitas coisas não estão claras dentro de si e será necessário um caminho de despertar interno.

O que o baixo autoconhecimento pode gerar?

Esse “desconhecimento” sobre si pode ser evidenciado por meio de alguns sinais como ansiedade, estresse e conflitos na interação social.

É comum também que as pessoas coloquem as responsabilidades sobre o que lhes acontece nos outros e não em si mesmas, ou seja, a falta de “autonomia” também é um sinal de falta de autoconhecimento.

A pessoa sem o conhecimento de si dificilmente conseguirá construir relacionamentos saudáveis e, em grande parte dos casos, sofrerá com a sensação de estar andando em círculos.

Profissionalmente pode não se sentir bem ou ter realização talvez porque nunca se questionou profundamente sobre o que gostaria de desempenhar enquanto profissão e quais os caminhos que gostaria de ter escolhido.

Não é um processo fácil

E talvez essa seja a maior razão pela qual o autoconhecimento dói. Em muitos casos é muito mais fácil passar a vida sem fazer questionamentos a si mesmo, sem esse esforço para saber quem se é e quais os propósitos nessa vida.

A pessoa pode vir a experimentar uma sensação de cansaço, que não é físico ou mental, mas uma sensação de que está “fazendo força” para seguir a vida, como se tudo fosse com base em muito esforço e as frustrações diante da vida levassem à sensação de cansaço.

No processo de autoconhecimento o primeiro passo é a tomada de consciência sobre si e isso requer aceitação e sinceridade, para admitir, inclusive, os defeitos, os comportamentos repetitivos em sua origem.

Sem dor não há crescimento

Resistir ao processo de autoconhecimento é comum para a maioria das pessoas, assim como costuma ser comum o início em um processo terapêutico e depois de um tempo, o afastamento no processo, isso porque o autoconhecimento dói e às vezes lidar com isso pode ser insuportável em alguns momentos.

Se sentir perdido (a), sem rumo, em um eterno labirinto, é uma sensação comum a muitas pessoas.  O ato de decidir encontrar-se consigo é a melhor decisão para encontrar um rumo para a própria vida.

Você se sente perdido (a)? O primeiro caminho rumo a si é reconhecer isso e desejar o encontro com o seu próprio ser.

O que você pensa sobre o assunto? Compartilhe a sua opinião.

Gostou do texto? Acompanhe o nosso conteúdo nas redes sociais InstagramFacebook e Twitter! Aproveite para conhecer o livro Mulher Quebrada

Leia também:

Entenda sobre a imaturidade emocional que afeta tantas pessoas

Valor do autoconhecimento para a alma humana quando tudo está caótico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s